SYDFACT – o seu parceiro nas conciliações bancárias

accounting-761599_1920

 

Todas as empresas têm diariamente transações financeiras que devem ser devidamente registadas na contabilidade. A conciliação bancária é um procedimento que tem como objetivo comparar os extratos bancários com os registos contabilísticos internos das empresas, de modo a fazer as respetivas equivalências e corrigir e registar as eventuais diferenças.

 

De acordo com a dimensão e organização de cada empresa, este procedimento pode ser feito diária, semanal ou mensalmente.

As empresas que fazem conciliações bancárias com a devida regularidade têm um maior controlo sobre os movimentos financeiros e evitam tomar decisões imprudentes com base em dados não reais a nível financeiro.

Este procedimento passa por registar absolutamente todos os movimentos financeiros da empresa, tais como pagamentos a fornecedores, recebimentos de clientes, pagamento de impostos e de empréstimos as banco, etc.

Muitas empresas têm mais do que uma conta bancária, sendo que para cada uma delas deve existir um documento próprio, tal como uma folha de cálculo, para o respetivo cruzamento de dados contabilísticos. Depois é importante verificar os saldos totais dos diferentes extratos bancários para o período em causa (ex. mensal) para verificar se estão conciliados com os respetivos documentos contabilísticos.

Pode acontecer que apareçam divergências entre os extratos bancários e os documentos contabilísticos e então será necessário apurar quais os movimentos que não estão conciliados, verificar e registar as causas e registar e justificar essas diferenças.

No final devem ser reunidos os documentos contabilísticos, os originais das faturas, recibos, entre outros correlacionados com os registos contabilísticos do período em causa e os respetivos extratos bancários.

O papel do SYDFACT nas conciliações bancárias da sua empresa…

conciliacoes_bancarias

O SYDFACT – programa de faturação certificado – é uma preciosa ajuda pois, além de ter todos os documentos de faturação devidamente registados e datados, permite que em cada documento de faturação emitido, possa anotar as observações de relevo, tal como por exemplo, observações relativas a meios de pagamento utilizados, conta bancária associada, atrasos de pagamento, notas de cobrança e outras que ajudam a fazer a conciliação e também a justificar eventuais divergências entre os documentos de controlo contabilístico interno e os extratos bancários.

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: