IRS 2017 – quais as novidades?

Este ano a submissão da declaração de IRS vai ser diferente e começa logo pelos prazos…

Este ano vai sentir algumas diferenças em relação aos procedimentos de submissão da sua declaração de IRS.

Em relação aos prazos, a principal diferença é que este ano não existem períodos diferentes de submissão da declaração de IRS, consoante o tipo de rendimento.

Todos deverão submeter a declaração entre 1 de abril e e 31 de maio – em princípio, apesar da data limite de reembolso ou pagamento ser 31 de agosto, quanto mais cedo submeter a sua declaração, mais cedo terá a sua situação liquidada.

Por esta altura já teve a oportunidade de validar as suas faturas no site do e-fatura mas ainda poderá reclamar, entre 1 a 15 de março, as despesas gerais e familiares, bem como das despesas com direito à dedução do IVA pela exigência da fatura, que foram comunicadas à AT.

Este ano existe ainda outra novidade – a AT disponibilizará a declaração de IRS e de liquidação provisórias, bem como, dos elementos que serviram de base a essas declarações, podendo muitos dos contribuintes limitar-se a validar e aceitar as mesmas, tornado o processo muito mais simples, ou seja, será possível verificar, validar e submeter a sua declaração de IRS sem ter de preencher nada adicional.

Contudo esta possibilidade restringe-se às situações mais simples – se o seu caso é o de ter, por exemplo, rendimentos da categoria B já não poderá optar por esta via simplificada.

Todas as informações sobre a submissão do IRS de 2017, a efetuar entre 1 de abril e 31 de maio, constam do folheto informativo disponível no portal da AT.

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: