Precisa de um programa de faturação? Então esteja atento a alguns fatores importantes para fazer uma escolha acertada.
Existem muitos programas de faturação no mercado mas nem todos lhe trazem benefícios. Cada tipo de negócio, de acordo com a sua dimensão e tipo de funcionamento precisa de diferentes tipos de programas que vão mais de encontro às suas reais necessidades.
Assim, para ajudá-lo a escolher o melhor programa de faturação para o seu negócio, recomendamos que siga os seguintes passos:
1 – Faça algumas perguntas a si mesmo, tais como:
- O programa está certificado pelas Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira)?
- Quais os aspetos que valorizo mais em programas informáticos? As suas funcionalidades ou a facilidade em utilizar?
- Quero um programa que trabalhe a partir do meu computador e de forma independente ou quero trabalhar através da internet?
- Vou ser só eu a utilizar ou preciso que o programa permita a gestão de vários utilizadores?
- Que funcionalidades vou precisar que o programa de faturação tenha? Trabalho com regimes de avenças? Trabalho muito com orçamentos ou faço venda direta ao público? Que tipo de impressão vou fazer: numa impressora standard de escritório ou num terminal POS?
- Quero que as faturas tenham referências multibanco ou trabalho com sistema de pronto pagamento?
- Preciso de um programa que me dê informação sucinta sobre as minhas vendas e sobre as contas-correntes dos meus clientes?
- O layout e aspeto dos documentos são importantes para mim?
- Que preço estou disponível para pagar por um programa de faturação?
- Quero poder ter apoio técnico se vier a precisar?
Ao fazer estas perguntas a si próprio estará a definir os critérios de seleção para escolher um programa que se ajuste às suas necessidades. Programas muito complexos, com inúmeras funcionalidades, costumam ser mais caros e podem não ser os melhores para si se na realidade não for usar todas essas funcionalidades.
Deverá investir num programa que faça sentido para o seu negócio.
2 – Experimente e verifique como funciona
Depois de definir os critérios de seleção já pode escolher alguns programas, três ou quatro, que considere adequados. No entanto ainda não é altura de comprar.
A fase mais importante é a de experimentar o programa pois só assim é que vai poder comprovar se funciona bem, de forma simples e intuitiva e se tem as funcionalidades de que precisa.
Faça o download da versão de teste dos programas que pré-selecionou e experimente cada um deles, preferencialmente em funções iguais para poder comparar.
Faça a exportação e impressão dos documentos para verificar o seu layout e aspeto geral. Experimente obter listagens e relatórios sobre as vendas e os clientes para verificar se lhe dão as informações de que precisa para a gestão corrente da sua faturação.
Anote as questões que lhe surjam sobre cada programa.
3 – Teste o serviço de apoio ao cliente
Depois de perceber como funcionam, tente perceber até que ponto terá o apoio técnico e os esclarecimentos necessários quando precisar deles. Nada como contactar cada empresa e fazer as questões que anotou para verificar a capacidade de resposta. Muitas vezes adquirimos produtos e serviços baseando-nos na atenção que nos é dada antes de comprar mas depois, quando precisamos de apoio técnico ou esclarecimentos, o serviço ao cliente é inexistente trazendo-lhe problemas de ineficiência.
4 – Compare os preços
Por fim, compare os preços e faça uma previsão do que esse preço significa num prazo mínimo de dois a três anos. Prefere um pagamento único, como um produto (paga e utiliza para sempre), ou pagamentos parciais, como um serviço (utiliza à medida que paga), ou ainda, uma conjugação dos dois?
Verifique e compare preços de funcionalidades extra (as que não comprometem o funcionamento básico e obrigatório mas que podem trazer alguns benefícios extra para si).
Mas atenção – por vezes os preços anunciados são apenas para um funcionamento muito limitado do programa – tenha a certeza que vai pagar um preço para poder utilizar o programa quantas vezes quiser ou precisar, que não tem limite de serviços base ou de impressões de documentos e que não vai optar por uma solução que lhe vai acabar por sair mais cara.
O SYDFACT é um programa de faturação certificado há vários anos e que já conquistou milhares de clientes.
As suas principais vantagens são:
- Ser simples e intuitivo – muito fácil de usar;
- Estar preparado para qualquer tipo de negócio;
- Ter um preço único para uma licença vitalícia que inclui atualizações periódicas;
- Permitir a personalização à sua imagem e ter apoio técnico garantido.
Faça o download gratuito em www.sydfact.com e comprove por si mesmo, durante todo o tempo que precisar, quão simples e eficaz é o SYDFACT.