Pagamentos parciais no SYDFACT?

É habitual que as empresas paguem os bens e/ou serviços adquiridos em parcelas, nomeadamente quando estes bens ou serviços têm valores avultados cujo pagamento na totalidade pode não ser comportável.

Muitas empresas permitem que estes pagamentos sejam faseados num número de prestações razoável para ambas as partes. No entanto, uma vez que, em muitas ocasiões, a aquisição de bens ou serviços é feita num único momento inicial é normal a emissão de uma só fatura, ainda que o seu pagamento seja faseado.

Sabendo desta necessidade muito comum, o SYDFACT está preparado para dar resposta a esta questão permitindo que os seus utilizadores registem os recebimentos das prestações associados a uma só fatura.

Quais os passos para registar os pagamentos parciais?

1 – Após registar e finalizar a fatura e cada vez que receber um pagamento parcial deverá emitir o respetivo recibo;

pag_parcial1

2 – No campo “valor recebido” deverá inserir o valor do pagamento e depois de seleccionar o meio de pagamento utilizado deverá validar em “OK”;

pag_parcial2

3 – Será então emitido um documento que evidenciará o valor total da respetiva fatura, o valor de pagamentos já efetuados anteriormente e o valor efetuado no momento;

pag_parcial3

4 – As faturas cujo pagamento está a ser feito de forma parcial ficam sinalizadas com a indicação de estado “Em pagamento” e com uma côr diferente das restantes;

pag_parcial4

5 – Poderá ainda consultar todos os pagamentos parciais já efetuados e o valor em dívida, relativamente a cada fatura, se abrir a fatura e consultar o separador “Recibos”.

pag_parcial5

Esta é a forma mais correta de registar os pagamentos parciais aquando de uma transação comercial, uma vez que não põe em causa a efetiva aquisição desses bens e/ou serviços, na totalidade, por parte do seu cliente (a fatura é um documento que confirma que existiu essa transação comercial independentemente de já ter sido ou não paga).

 

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

 

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: