Porque é que a gestão dos stocks é importante?

compras

 

A gestão de stocks de mercadorias é de extrema importância pois tem reflexos imediatos nos resultados da empresa. Para que a gestão do stock seja eficaz é necessário um pouco mais do que ter bom senso…

Uma boa gestão de stocks é o que vai permitir manter os seus clientes satisfeitos no que respeita à disponibilidade dos produtos que procuram, não só ao nível da quantidade como ao nível da qualidade.

Uma boa gestão de stocks vai dizer-lhe o que encomendar e quando encomendar, para que tenha sempre resposta atempada às solicitações dos seus clientes mas sem desperdícios ou investimentos avultados.

Muitas empresas tentam manter stocks mínimos para serem mais competitivas ao manterem o dinheiro disponível para outros investimentos. Esta pode ser uma boa forma de equilibrar a saúde financeira da sua empresa mas também pode ser um atalho para o descrédito.

Os clientes apreciam que tenha disponível o que eles precisam, quando precisam, sem terem de esperar demasiado tempo. Se não tiver essa disponibilidade, facilmente procuram quem tenha e nessas situações pode não estar a perder só uma venda mas um bom cliente.

Mas existem mais motivos para constituir stock, nomeadamente:

– Com base na especulação, poderá comprar a baixo preço para mais tarde vender com maior rentabilidade;

– Ao adquirir maiores quantidades de determinados artigos mais facilmente consegue beneficiar de descontos junto dos seus fornecedores;

Por outro lado manter grandes quantidades de mercadorias em stock também tem os seus riscos:

– Capital estagnado

– Eventual deterioração de mercadorias

– Custos de armazenamento

– Risco dos produtos ficarem obsoletos (não deteriorados mas que deixam de ter procura)

Para manter o stock ideal não basta ter bom senso ou intuição – é necessário:

– conhecer bem os fluxos de vendas da empresa

– especular com assertividade sobre a procura extraordinária que possa ocorrer

– ter em consideração eventuais constrangimentos no fornecimento por parte dos seus fornecedores, ex. constrangimentos nas entregas devido a greves nos transportes

– utilizar ferramentas adequadas de gestão da informação sobre os movimentos de mercadorias na empresa e sobre o stock de mercadorias

O SYDFACT – programa de faturação certificado permite que faça uma gestão dos artigos que comercializa de uma forma muito simples. Para tal, basta que determine, na ficha de cada artigo, que pretende que seja feita a respetiva gestão de stock. Assim, à medida que for adquirindo e vendendo os artigos, o próprio programa faz a gestão permitindo-lhe tirar a qualquer momento o número de artigos disponíveis para venda.

stock_artigo

Esta é também uma ferramenta muito útil para os inventários pois permite-lhe fazer a comparação entre o número de artigos que ainda existem em stock e os que deveriam existir em função das vendas já efetuadas.

Para saber como fazer a gestão de stocks no SYDFACT veja o artigo “Gestão dos stocks no SYDFACT“.

 

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: