Sim. O SYDFACT foi certificado pela Autoridade Tributária com o nº 0175/AT em 02/11/2010, conforme o seguinte link:
http://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/CD/consultaProgCertificadosM24.action?pagina=9.
O SYDFACT adapta-se a qualquer ramo de negócio, por isso, destina-se a qualquer empresa incluindo profissionais liberais. Já contamos com:
O preço da licença do SYDFACT é de 180,00€ + IVA.
Para quem já possui a versão anterior, por favor consulte a questão "Existem custos de actualização do software?".
O registo da licença do SYDFACT é efectuado após a sua compra. Siga os passos seguintes:
Para qualquer esclarecimento neste processo, contacte-nos através de suporte@sydfact.com.
Após a aquisição da licença do SYDFACT, irá receber de forma automática, um código de activação quando clicar em Pedir registo através do SYDFACT. Esse código servirá para remover a mensagem de "CÓPIA NÃO REGISTADA" dos documentos. Irá também dispor de um suporte técnico completamente gratuito por e-mail.
Oferecemos também gratuitamente uma migração dos seus dados de clientes e artigos para o SYDFACT, desde que nos consiga fornecer esses elementos em formato legível e estruturado em colunas (Excel, TXT, ou CSV).
Não existe qualquer custo relativo às actualizações do software dentro da mesma versão. Isto é, sempre que é lançada uma nova actualização (para melhorias no programa, correcções de erros, ou até mesmo alterações impostas pela Autoridade Tributária), é disponibilizado na janela de Login um botão para a actualização da sua versão. Basta clicar nesse botão para que o SYDFACT fique actualizado. Estas actualizações não incluem upgrades (mudanças de versão maior - por exemplo, de 2.0 para 3.0).
Aquisição da última licença | Desconto |
há menos de 3 meses | 100% - upgrade gratuito |
há menos de 6 meses | 60% |
há menos de 9 meses | 40% |
há mais de 9 meses | 25% |
Claro, pensamos que é a melhor forma de verificar se o SYDFACT se adequa so seu negócio. Basta efectuar o download do SYDFACT e testar durante o tempo que pretender sem qualquer limitação de funcionalidade. Para saber mais sobre como instalar o SYDFACT veja por favor a questão Como instalar o SYDFACT?.
A versão de teste é a versão definitiva, apenas não está registada, por isso, não está limitada em termos de funcionalidades. No entanto, existem funcionalidades, como por exemplo o envio de referências multibanco e que carecem de um contrato com a instituição parceira, que não estarão disponíveis numa fase de testes. Para além disso, qualquer documento que seja impresso, incluirá a frase "CÓPIA NÃO REGISTADA".
A versão não registada do SYDFACT tem como único objectivo a verificação das funcionalidades propostas e por isso, estas poderão ficar limitadas após a introdução de um determinado número de registos.
A instalação é bastante simples. Basta efectuar aqui o download do programa, executá-lo, seguir as instruções que lhe são apresentadas e está pronto a facturar!
Deverá introduzir no utilizador ADMIN e na senha ADMIN. Depois de entrar no SYDFACT pela primeira, terá de alterar essa senha.
Para gerir utilizadores e senhas, deverá ir aos Parâmetros da empresa e clicar no separador Utilizadores.
A numeração dos documentos é gerada automaticamente após a finalização dos mesmos. Assim que cria um documento, este assume o estado de Rascunho, neste estado os documentos podem ser manipulados e por isso, não podem ainda possuir uma numeração definitiva (decreto lei AT). Assim que finaliza o documento, isto é, quando já não pretende alterar mais o documento, então, este irá assumir uma numeração sequencial da série respectiva e a partir dessa altura, já poderá imprimir ou exportar o documento.
Para entender melhor o funcionamento do estado dos documentos, por favor consulte o manual do utilizador.
Uma das regras da certificação do software de facturação é a obrigatoriedade do preenchimento do nº de contribuinte nos documentos emitidos.
No entanto, para o seu cliente que não queira o nº de contribuinte na factura, poderá introduzir o nº de contribuinte 999999990.
Uma outra forma, é clicar no botão Consumidor final que se encontra no separador Dados cliente durante a criação do documento. Isto fará com que o campo do nº de contribuinte fique automaticamente preenchido com 999999990.
Sim. Na criação de um novo documento, o SYDFACT assume a data configurada no computador mas que poderá ser alterada, desde que não seja anterior à data do último documento emitido da mesma série.
Sim. O SYDFACT suporta vários tipos de formatos de imagem existentes. Para que possa imprimir o seu logótipo nos documentos deverá entrar em Parâmetros da empresa, clicar no separador Logótipo e seleccionar o logótipo clicando em Adicionar imagem.
Sim. Para tal, na criação de uma nova série de numeração, basta alterar o campo Último número nas Séries de numeração de documentos. Uma vez emitidos documentos para essa série, não será possível alterar essa numeração.
O SYDFACT dispõe de um módulo interno fornecido de base com o software para efectuar cópias de segurança. Aconselhamos que efectue frequentemente as suas cópias de segurança.
É também possivel realizar as suas cópias de segurança na cloud. Este é o método aconselhado, pois assim não corre o risco de perder as cópia de segurança guardadas no próprio computador.
Para utilizar as cópias de segurança na cloud, por favor, siga as instruções indicadas no SYDFACT.
Sim. Para isso basta seguir os seguintes passos:
Para Windows Vista/7/8/10:
Na pasta:Para Windows XP:
Na pasta:Sim. Pode efectuar vários pagamentos parciais de uma factura (ou outro documento de venda).
Não é possível liquidar várias facturas com um recibo único, no entanto, é possível liquidar facturas em simultâneo, emitindo vários recibos de uma só vez.
Sim. Em cada documento é possível guardar dois tipo de observações. As que são impressas juntamente com o documento e outras que não são impressas, podendo usar estas últimas para notas ou comentários pessoais.
Sim. O SYDFACT faz a gestão automática de stocks para os artigos que desejar. Isto é, poderá optar por não gerir o stock para certos artigos, como por exemplo para os serviços.
Necessita de efectuar uma cópia de segurança para a cloud ou para um dispositivo de armazenamento externo ao computador (por exemplo Pen, CD ou DVD, rede ou outro meio), através do módulo de cópias de segurança do SYDFACT.
No novo computador (ou após a formatação do computador), basta descarregar o SYDFACT (a partir da página de download em https://sydfact.com/download), instalar e, repor a cópia de segurança efectuada anteriormente.
Nota: No caso de formatação do computador e, para minimizar os riscos, deverá contactar-nos através de suporte@sydfact.com antes de proceder à formatação.
Para alterar as definições da aplicação, siga por favor as seguintes instruções:
Depende do software que utiliza e o acesso a esses dados. Teremos o maior gosto em prestar os nossos serviços no sentido de importar os dados dessa aplicação para o SYDFACT.
Poderá transportar os dados para outro computador de 2 formas: através da cloud ou através da cópia de ficheiros (Pen, rede, CD, DVD, ou outro meio)
Através da cloud (modo recomendado e mais simples)
Através da cópia manual
Sim. O SYDFACT dispõe de um módulo de exportações interno com o qual é possível exportar qualquer tabela para o Microsoft Word, Microsoft Excel, XML ou Clipboard (área de transferência).
Sim. Para uma utilização optimizada, recomendamos a instalação do SYDFACT num servidor.
Recomendamos ainda que, na medida do possível, não utilize uma rede Wi-Fi para ligação ao servidor, pois esse tipo de ligações são instáveis e pode correr o risco de danificar/corromper os ficheiros da base de dados.
Para instalar o SYDFACT em rede deverá seguir os passos abaixo indicados.
No servidor:
Em cada computador:
[Servidor] deverá ser subsituído pelo nome do seu servidor.
Atenção! Deverá duplicar as barras.
Sempre que inicia o SYDFACT, é verificada a existência de novas actualizações para a versão instalada. Caso se verfique, é proposta uma instalação automática dessa actualização. Para esta verificação/actualização é necessário que o computador tenha uma ligação à Internet.
Caso por alguma dificuldade (falha na Internet, ou outro problema) não conseguir actualizar no arranque, poderá sempre actualizar o SYDFACT manualmente através de Manutenção e utilitários, Verificar actualizações.
Basta para isso contactar-nos através do e-mail suporte@sydfact.com.
Qualquer erro pode ser reportado automaticamente através do próprio software. Se não for esse o caso, poderá sempre enviar um e-mail para suporte@sydfact.com com a toda a informação possível. Tentaremos resolver o problema com a maior brevidade e proceder à actualização dessa versão.
Este erro significa que a hora do computador é diferente da hora do Observatório Astronómico de Lisboa.
A AT (Autoridade Tributária), requer que a hora do computador de onde é exportado o ficheiro SAFT deverá estar sincronizada com o Observatório Astronómico de Lisboa.
Assim, sugerimos que siga os passos indicados no seguinte link:
http://oal.ul.pt/hora-legal/como-acertar/
Este link é sugerido pela AT, para que qualquer sistema consiga enviar o SAFT através da aplicação por eles disponibilizada (o SYDFACT faz uso dessa aplicação para o envio automático do SAFT).
Normalmente o Windows vem instalado com algumas bibliotecas (.NET Framework) necessárias ao funcionamento dos programas.
A falta dessas bibliotecas poderá estar na origem do problema. Para resolver, basta instalar essas bibliotecas a partir do seguinte link:
Para Windows 64 bits:
https://my.pcloud.com/publink/show?code=XZCfJC7ZcMDSJR4pu4Vi4EfruNBk540cSwOX
Para Windows 32 bits:
https://my.pcloud.com/publink/show?code=XZL2JC7ZirmhCSYCPduOFCGtP8LDNQNA2ney
Normalmente, o tempo médio de resposta é bastante reduzido. No entanto, há questões que podem demorar mais tempo que outras a serem respondidas. O prazo máximo de resposta é de 5 dias úteis.
Para um suporte técnico sem demoras, dispomos do serviço de Suporte Técnico Premium, que não só lhe permite obter respostas rapidamente por e-mail como também por telefone, ou, em caso de necessidade por assistência remota.
Consulte aqui mais informações sobre o Suporte Técnico Premium.
Em 99% dos casos, as questões podem ser solucionadas por e-mail. No entanto, podem existir situações em que, pelo facto de o utilizador não ter experiência suficiente em computadores, seja necessária a nossa intervenção. Nesses casos, utilizamos um programa (como o AnyDesk) que nos permite aceder remotamente ao computador do cliente com a devida autorização.
Podem também surgir questões que são mais fáceis de serem respondidas por telefone e, nesses casos, podemos ceder um contacto telefónico ou entrarmos em contacto telefonicamente com o cliente. Em qualquer caso, deve-nos sempre enviar um e-mail para suporte@sydfact.com e colocar a sua questão, para que possamos avaliar e apresentar a melhor solução para o problema.
Antes de mais, deverá certificar-se de que tem a V3 instalada no computador. Antes de actualizar a V3 (através do botão que aparece no ecrã de Login), efectue a migração dos dados apresentada abaixo.
Poderá descarregar a V3 a partir de https://www.sydfact.com/download.
Para efectuar o Upgrade da V2 para a V3, deverá seguir os passos descritos abaixo:
Para comunicar as séries à AT, deverá certificar-se que possui um Utilizador no Portal das Finanças com a permissão WSE.
Siga os passos descritos abaixo para proceder à criação/alteração do Utilizador:
Próximos passos:
Caso ainda não tenha comunicado as séries à AT
No SYDFACT, clicar em Manutenção e Utilitários, Séries de numer. docs.
Se pretender manter a série existente, então deverá seleccionar a série e clicar em Modificar.
De seguida deverá preencher o campo Data Prevista início de utiliz.da série (a data deverá ser igual ou superior à data do dia da comunicação da série) e clicar em OK.
Por último clicar em Comunicar a série à AT.
Para confirmar se a série foi comunicada com sucesso, basta verificar se a coluna Codigo valid. AT está preenchida com códigos (atenção, nem todas as linhas vão estar preenchidas).
Caso já tenha comunicado as séries à AT
Caso já tenha previamente comunicado a série à AT a partir do Portal das Finanças, então deverá indicar no SYDFACT quais os códigos atribuídos pela AT.
Para tal, deverá clicar em Manutenção e Utilitários, Séries de numer. docs, seleccionar a série e clicar em Importar códigos de validação.
Para confirmar se a série foi comunicada com sucesso, basta verificar se a coluna Codigo valid. AT está preenchida com códigos (atenção, nem todas as linhas vão estar preenchidas).
Caso já tenha comunicado as séries à AT e não possua Internet
Caso não possua uma ligação à Internet, então deverá atribuir à série os Códigos de Validação AT obtidos através do Portal das Finanças, da seguinte forma:
Clicar em Manutenção e Utilitários, Séries de numer. docs, seleccionar a série e clicar em Atribuir códigos manualmente.
Na coluna Código valid. AT deverá preencher manualmente os códigos obtidos do Portal das Finanças para cada tipo de documento.
Por último clicar em OK.
ATENÇÃO: Insira os códigos de validação EXACTAMENTE como se encontram no portal da finanças. Os códigos não devem conter espaços nem outros caracteres para além de letras e números.
Para mais informações, queira por favor consultar o Portal das Finanças, na secção Séries/ATCUD através do seguinte link https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/questoes_frequentes/Pages/faqs-00883.aspx
Poderá colocar a frase através de «Manutenção e utilitários», «Parâmetros da empresa», separador «Parâmetros (1)».
Nos campos Tel. (1) e Tel. (2) poderá colocar a frase obrigatória "Chamada para a rede fixa/móvel nacional", conforme se trate de um número fixo ou móvel.
As frases colcadas nesses campos irão constar no rodapé dos documentos fiscais.
A versão 3.7.00 do SYDFACT lançada a 19 Dezembro 2022, continha um erro, que entretanto foi corrigido nas subsequentes versões.
Esse erro é relativo à comunicação das séries à AT, para a geração do ATCUD.
O erro tem a ver com o número do certificado do software, que, ao invés de comunicar o número 175 (nº certificado do SYDFACT), comunicou erradamente o número 275.
Assim, solicitamos que se já comunicou as suas séries à AT, actualize a sua versão para a última disponível (caso ainda não o tenha feito) e só após essa actualização bem sucedida, crie e comunique uma nova série à AT.
Pedimos desde já as nossas desculpas pelo transtorno que esse erro lhe possa ter causado.
Para qualquer esclarecimento adicional, por favor, não hesite em nos contactar através de suporte@sydfact.com.
É possivelmente um dos softwares de gestão de facturação mais simples do mercado, e melhor opção de facturação para pequenos negócios.