SYDFACT – emitir faturas passo a passo

Com o SYDFACT a emissão de faturas é uma tarefa extremamente fácil, seja utilizando o teclado, o rato do computador ou um leitor de códigos de barras. Confira!

paso1

Em primeiro lugar deverá selecionar a série de faturação na qual pretende gerar a fatura. Ao fazê-lo estará a preparar o número do documento que será automática e sequencialmente criado aquando da finalização da fatura.

passo2

Deverá selecionar o cliente a quem se destina a fatura, podendo fazê-lo de uma das seguintes formas:

– Selecionar um cliente existente na base de dados digitando o seu nome diretamente no campo “cliente”

– Procurar um cliente existente na base de dados clicando na lupa que se encontra junto a esse campo

– Premindo a tecla F4 e procurá-lo pelo seu número

passo3

Poderá também criar um novo cliente ao digitar o seu nome no campo “Cliente”. Ao sair desse campo deverá preencher os restantes dados, tais como o NIF, a morada, os contactos, etc.

A ficha de cliente será automaticamente criada na base de dados quando clicar em “OK” no documento.

passo21

Na ficha de cliente poderão ser definidas as condições de pagamento, a partir das quais será automaticamente calculada a data de vencimento das respetivas faturas (o que não invalida que altere estas condições pontualmente em cada fatura).

Deverá de seguida inserir os artigos/serviços à fatura, clicando no botão «Novo»

Para selecionar cada artigo/serviço pode:

– Inserir o código do artigo, digitando-o directamente no campo «Artigo»;

– Clicar na lupa que se encontra junto a esse campo  (ou premindo a tecla F4);

– Ativar o botão do código de barras  e então digitalizar o código através do scanner de código de barras.

passo4

Na adição de cada artigo/serviço poderá:

– Selecionar o preço a praticar (caso tenha definido vários preços na ficha de artigo);

– Descrever detalhadamente o artigo/serviço na caixa que se encontra por baixo dos valores (ou alterar o texto que pré-definiu na ficha de artigo);

Poderá ainda alterar a ordem de apresentação dos artigos na fatura utilizando para o efeito os dois botões que permitem deslocar os itens inseridos para cima ou para baixo.

Quando grava a fatura, esta será guardada em estado de “Rascunho”. Para que a fatura assuma o número sequencial obrigatório, deverá finalizar o documento selecionando-o e clicando em «Finalizar». A partir deste momento, o documento deixa de estar editável e pode então ser impresso ou exportado para PDF ou outro formato e ser enviado para o cliente.

passo6

Os documentos finalizados não podem ser apagados do sistema mas podem ser anulados. Caso se trate de um engano e o documento não estiver na posse do cliente, este pode ser anulado sem a necessidade de emissão de uma nota de crédito. Para tal, deverá clicar em «Anular/Apagar» e indicar o motivo da anulação.

Para liquidar uma fatura deverá selecioná-la e clicar em «Emitir recibo». Poderá também liquidar a fatura parcialmente indicando o montante recebido (que poderá ser inferior ao valor da fatura).

 

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe um comentário