SOS - Acertos

Esta janela reúne vários procedimentos de correção e acerto. Utilize estes procedimentos com cautela pois existem algumas funções que podem apagar ficheiros.

Estes procedimentos servem para corrigir eventuais falhas que possam surgir durante gravação dos registos, numa falha de corrente elétrica, por exemplo. Podem existir outras situações em que é necessária a correção dos saldos dos clientes ou acerto de stock.

Acerto de saldo de clientes

O sydFACT gere automaticamente as atualizações dos saldos dos clientes. Isto é, para cada documento criado, alterado, ou anulado, o sistema processa rotinas específicas para a actualização dos saldos dos clientes. Caso ocorra alguma falha no sistema durante a gravação dos documentos ou durante o processamento dessas rotinas, poderão originar-se incoerências nos saldos.


voltar

Acerto de stock dos artigos

O sydFACT gere automaticamente as atualizações dos stocks. Isto é, para cada documento criado, alterado, ou anulado, o sistema processa rotinas específicas para a atualização do stocks dos artigos. Caso ocorra alguma falha no sistema durante a gravação dos documentos ou durante o processamento dessas rotinas, poderão originar-se incoerências nos stocks.

NOTA: Só serão considerados os artigos com a opção «Gerir o stock deste artigo» ativa na respetiva ficha.


voltar

Preços de venda com IVA incluído

Deverá clicar neste botão se pretender que, na criação dos documentos, os preços dos artigos contenham o IVA já incluído. Assim, para um preço de venda de 100,00 EUR, o preço final a pagar pelo cliente será de 100,00 EUR e não 100,00 EUR+IVA.

Ao clicar neste botão irá alterar a ficha de todos os artigos ativando a opção «Os preços de venda indicados já têm o IVA incluído».


voltar

Preços de venda sem IVA incluído

Clique neste botão se pretende alterar as fichas de todos os artigos desativando a opção «Os preços de venda indicados já têm o IVA incluído».


voltar

Correção do estado dos documentos

Clique neste botão para corrigir o estado dos documentos. Caso ocorra alguma falha no sistema durante a gravação dos documentos ou durante o processamento dessas rotinas, poderão originar-se incoerências no estado dos documentos.


voltar

Reindexar ficheiros

Este botão deve ser usado após uma falta de corrente ou em qualquer caso em que o computador tenha sido desligado sem encerrar devidamente o sydFACT.

Normalmente, após uma falta de corrente, os ficheiros da base de dados podem ficar corrompidos, contendo registos nulos ou carateres ilegíveis. Poderá acontecer também o desaparecimento de alguns registos, conforme o grau do dano. Ao reconstruir os índices dos ficheiros, esses registos podem voltar a aparecer.

Sempre que achar necessário, ou desconfiar da coerência dos registos deverá reindexar os ficheiros.


voltar

Reinicializar ficheiros

Clique neste botão para APAGAR DADOS.

Este botão deve ser utilizado com precaução, pois elimina definitivamente todos os dados do sydFACT.

Serve para reinicializar toda a base de dados limpando eventuais testes e recomeçar a faturação.

Esta opção não deve ser usada depois de iniciar a facturação da sua empresa.


voltar

Importar ficheiros da V1

Clique neste botão para importar ficheiros da versão 1 do sydFACT.

Sendo esta uma versão certificada, não vai ser permitido alterar quaisquer documentos importados.

Deverá por isso antes de importar, certificar-se que não tem documentos pendentes de pagamento na versão 1, pois não os poderá regularizar nesta versão.


voltar