Conversão de documentos

Esta ferramenta permite gerar documentos a partir de outros.

Alguns documentos de origem, como por exemplo, Avenças, Orçamentos, Proformas ou Guias de transporte, podem dar origem a documentos de destino como por exemplo, Faturas, Notas de débito ou Vendas a dinheiro.

Poderá também utilizar esta ferramenta para duplicar documentos, selecionando como origem e destino o mesmo tipo de documento

Poderá também converter vários documentos de uma só vez (apenas documentos do mesmo tipo).

Caso selecione vários documentos de origem, poderá optar por gerar tantos documentos quantos selecionados ou apenas um. Se optar por gerar um só documento de destino, então os itens (linhas do documento) de cada documento de origem, serão adicionados ao único documento de destino. Isto pode ser eficaz caso pretenda, por exemplo, juntar vários orçamentos numa só factura.

Tem ainda a possibilidade de referenciar os documentos gerados com os de origem. Assim, o documento gerado, ao ser impresso, irá conter a expressão “Referente a documento nº X”.

Segue um exemplo prático para o uso desta ferramenta:

Problema

Foi necessário anular uma fatura devido a um engano na criação do documento (morada do cliente errada, artigo errado, ou outro). Mas a fatura continha muitos itens (artigos) inseridos e seria muito trabalhoso voltar a inseri-los numa nova fatura praticamente igual.

Solução

Deverá selecionar a fatura anulada como documento de origem e gerar uma nova fatura, duplicando assim o conteúdo da fatura anulada para o novo documento.

Poderá agora efetuar as alterações necessárias à nova fatura, evitando a reintrodução dos itens.

Nota: Os documentos de destino serão gerados no estado de “rascunho”.