Clientes

O cliente é a quem se destinam os documentos. É o consumidor que adquire um artigo/serviço.

Para criar uma ficha de cliente, deverá clicar em «Novo». No caso de se tratar de uma empresa, preencha o nº de contribuinte (caso a opção «Validar e encontrar» nos «Parâmetros da empresa» esteja selecionada) o sydFACT irá tentar obter o nome e a morada completa da empresa para facilitar o preenchimento da ficha.

    Para além dos dados de identificação e contacto do cliente, existem outros campos que podem ajudar a classificar o cliente, nomeadamente:
  • - Grupo de cliente: que serve para agrupar os clientes segundo um determinado critério (por exemplo, empresas/particulares/ ou então norte/centro/sul). Deverá definir o critério mais adequado às suas necessidades.
  • - Tipo de preço: o tipo de preço de venda a praticar ao cliente. Existem 4 tipos de preço que podem ser atribuídos a cada artigo. Este campo só assume valores entre 1 e 4 inclusive e deverá ser preenchido unicamente se a empresa praticar vários preços de venda para o mesmo artigo. Por exemplo, para um determinado grupo de clientes poderá ser praticado um tipo de preço mais alto do que para outro.

Estado - assume 3 valores:

  • - Ativo: podem ser emitidos documentos, extratos e outras listagens ao cliente com este estado.
  • - Suspenso: não pode ser emitido qualquer tipo de documento para o cliente com este estado, no entanto poderão ser impressos extratos ou outras listagens. Este estado deve ser atribuído ao cliente cuja situação não esteja regular com a empresa, por exemplo, com pagamentos em atraso ou suspensos, ou qualquer outra situação provisória que não permita a emissão de novos documentos ao cliente.
  • - Inativo: este estado tem todas as características do estado 'Suspenso' para além de indicar que o cliente já não tem qualquer tipo de negócio com a empresa. Este estado deve ser atribuído quando a empresa perde um cliente, ou quando o cliente deixa de existir comercialmente.

Existe um campo de observações onde poderá colocar toda a informação relativa ao cliente. Esta informação é para o seu conhecimento e não é impressa em nenhum documento enviado para o cliente.

Nota: para criar um cliente de balcão/particular para o qual não seja necessária a identificação, poderá atribuir, por exemplo, o nº de cliente 99999999 e nº de contribuinte 999999999. Assim, sempre que efetuar uma fatura ou venda a dinheiro para um cliente de balcão/particular, selecione esse cliente e não necessita de preencher sempre os mesmo dados (morada, contribuinte, etc).