Artigos

Aqui poderá definir os artigos/serviços que a sua empresa comercializa/presta.

Código do artigo

O código do artigo deve ser único. Este código será utilizado em toda a aplicação para identificar o artigo. Este código não deverá conter espaços ou outros carateres não alfanuméricos que dificultem as pesquisas.

Evite também usar acentos, tiles e C's de cedilha. A pesquisa dos artigos em toda a aplicação será feita através deste código, por isso, poderá ser interessante a elaboração de um esquema de codificação antes de iniciar a criação dos artigos.

    Por exemplo um código como CAMMAR001 onde :
  • - CAM: pertence à família do artigo (p.e. câmaras)
  • - MAR: pertence à marca do artigo (p.e. marca x)
  • - 001: nº sequencial

Assim, o próximo artigo da mesma família e mesma marca poderá ser CAMSON002 etc.


voltar

Código de barras

O código de barras poderá ser diferente do código do artigo, poderá por exemplo ser o código de barras de origem do artigo (estampado na embalagem do mesmo).


voltar

Descrição

Esta descrição irá aparecer nos documentos a emitir aos clientes, assim como em certas listagens. Deverá conter uma breve descrição do artigo. Por exemplo: Câmara Marca x HD 20Gb.


voltar

Preço de custo

Preço de custo do artigo. Na listagem de posição de stock, o stock será valorizado por este preço.


voltar

Preço venda (1 a 4) - Preços de venda do artigo

Poderá definir até 4 preços diferentes para cada artigo. Na ficha do cliente poderá definir o tipo de preço a ser aplicado.

Caso não seja definido nenhum tipo de preço na ficha do cliente, ser-lhe-à aplicado o preço de venda 1. Na elaboração dos documentos, poderá selecionar pontualmente o preço a aplicar, independentemente do que foi definido na ficha do cliente.


voltar

Gerir stock deste artigo

Se pretender gerir o stock do artigo, deverá ativar esta opção. Ao ativar esta opção, o sydFACT irá gerar movimentos de entrada e saída de artigos sempre que forem efetuadas vendas ou créditos para esse artigo. O saldo desses movimentos de entrada e saída dará origem ao stock do artigo.

Para poder dar entrada do stock inicial, deverá ir aos «Movimentos de artigo».


voltar

Imagem

A imagem ou fotografia do artigo, poderá criar um catálogo com fotografias dos artigos. Basta apenas clicar no botão «Inserir imagem» para associar a imagem ao artigo.


voltar

Observações

O campo «Texto para faturar» permite descrever detalhadamente o artigo/serviço. Este texto será utilizado na elaboração dos documentos de venda e poderá ser alterado.

Existe um campo de observações internas onde poderá colocar toda a informação relativa ao artigo. Esta informação é para o seu conhecimento e não é impressa em nenhum documento enviado para o cliente.


voltar