O seu negócio no verão: tempo de abrandar, acelerar ou organizar?

verao

A resposta a esta pergunta não é única. Depende do seu tipo de negócio, mas acima de tudo depende da sua atitude e visão.

O verão, dependendo de cada negócio, pode ser acompanhado de fenómenos de “abrandamento” ou de “azáfama” nas empresas. Mas independentemente disso, é uma época com excelentes oportunidades, seja para aumentar a faturação, seja para repensar, reorganizar ou melhor preparar a empresa para o trabalho que lhe espera depois do verão.

Planear faz parte da vida de qualquer gestor que se queira bem-sucedido, pois só sendo capaz de prever as necessidades da empresa, em função do que esperam os clientes, é possível organizar os recursos para dar uma resposta capaz.

Por exemplo, um bom planeamento permite com que não tenha faltas de abastecimento por parte dos fornecedores e, consequentemente não falte nada aos seus próprios clientes.

Gerir as férias dos trabalhadores é também uma tarefa muito importante para que consiga manter a empresa a trabalhar ao ritmo necessário sem ter de gastar mais recursos, por exemplo, com a contratação de mais pessoal ou com o recurso a horas extra, bem como, evitar ter pessoas ao serviço quando o trabalho não o justifica.

Ser flexível é um imperativo para qualquer negócio dos dias de hoje. Ser flexível é conseguir providenciar aos seus clientes o que eles querem, no momento em que querem, sem prejudicar o seu negócio. Por exemplo, se no verão existe naturalmente uma maior apetência dos clientes para determinados tipos de produtos ou serviços, a sua estratégia poderá passar por oferecer esses produtos ou serviços e de uma maneira especial para que os clientes o prefiram a si, em vez dos seus concorrentes (foco nas vantagens e nos benefícios que consegue oferecer acima da concorrência).

Se em função das circunstâncias, o verão obriga a um abrandamento das vendas, tal não significa que tenha de abrandar o trabalho. Ainda que todos, incluindo o gestor, precisem de férias, o verão ainda é extenso e os meses de verão podem ser usados de forma sábia. Poderá aproveitar esta altura para fazer aquilo que não consegue fazer no resto do ano, por estar demasiado ocupado.

Alguns exemplos de como pode aproveitar o verão são:

  • Aproveitar para formar os trabalhadores e melhor prepará-los para o trabalho que os espera depois do verão;
  • Fortalecer as relações com os seus clientes, fornecedores e outros parceiros que são a sua network – valiosa o suficiente para ser cuidada. Afinal de contas, os fenómenos de abrandamento associados ao verão também os afetam a eles, deixando espaço para fortalecer as alianças;
  • Rever os inventários e atualizar os stocks em função das necessidades, tendências e previsão de vendas. Aproveite para retirar do SYDFACT, a informação relativa às vendas e aos clientes, de modo a poder fazer esta gestão com maior assertividade. Com as listagens e relatórios estatísticos que o SYDFACT lhe dá, poderá facilmente organizar os seus recursos para ter um bom desempenho, não só neste período de verão, mas durante todo o ano.

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: