IRS: como facilitar o preenchimento do Anexo SS com o SYDFACT?

Se é trabalhador independente, com o SYDFACT poderá organizar a informação respeitante aos seus rendimentos de modo a que, quando chegar à altura de preencher a sua declaração de IRS, seja possível agrupar os dados e facilitar essa tarefa.

No preenchimento do Anexo SS, bem como, no preenchimento dos demais anexos que devem ser preenchidos pelos trabalhadores independentes, aquando da entrega da declaração de rendimentos Modelo 3 do IRS, poderá ser necessário identificar o volume de rendimentos e também as respetivas entidades adquirentes.

O primeiro passo a ter em consideração é dividir em diferentes séries, os documentos que são emitidos aos diferentes tipos de entidades, nomeadamente:

  • Vendas de mercadorias e/ou produtos
  • Faturação a clientes particulares (sem atividade empresarial)
  • Faturação a clientes singulares ou coletivos com atividade empresarial

Depois basta faturar sempre respeitando o código de série em função do tipo de cliente. É importante que este código de séries também seja seguido noutros documentos tais como notas de crédito, notas de débito, guias de transporte e todos os restantes, para que saiba sempre a que tipo de cliente é que os documentos respeitam.

Ajuda no preenchimento do Quadro 4 do Anexo SS

Para saber o que faturou, no ano a que respeita o anexo SS, por cada tipo de cliente (de acordo com a categorização referida anteriormente e diferenciada por meio das séries), basta:

  1. Aceder a“Listagens e Estatísticas” e de seguida a “Documentos emitidos”;
  2. Selecionar a série de documentos acerca da qual pretende consultar a listagem;
  3. Selecionar o período de tempo que lhe interessa verificar (neste caso será todo o ano civil anterior);
  4. Selecionar todos os documentos de venda e notas de crédito;
  5. Imprimir.

anexoss_1

Será então gerada uma listagem com toda a faturação efetuada no período selecionado para a categoria de clientes selecionada.

 

anexoss_2

Ajuda no preenchimento do Quadro 6 do Anexo SS

Para saber o que faturou para cada cliente com atividade empresarial (e respetivo NIF) basta que selecione a função “Apresentar por cliente”

anexoss_4

Será então gerada uma listagem que reúne, por cliente, o total da faturação anual, podendo deste modo, utilizar estes dados para o preenchimento do Quadro 6 do Anexo SS.

anexoss_3

Todas estas listagens podem ainda ser exportadas para diferentes formatos de ficheiro, entre os quais pdf, doc, e xls.

Conheça mais vantagens em utilizar o SYDFACT como programa de faturação certificado.

 

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

 

 

Deixe um comentário