Estratégia – grande importância em pequenos negócios!

Alguns fatores como os hábitos, aspetos culturais e as próprias rotinas de gestão dos pequenos negócios, onde o gestor assume vários papéis e responsabilidades em simultâneo, parecem deixar pouco espaço para um olhar estratégico. Mas negligenciar é fragilizar o seu negócio…
Num país em que o mercado empresarial é dominado por micro e pequenas empresas, a competitividade é grande e é muito importante para estas empresas que estejam preparadas para sobreviver a estes desafios.
Apenas com uma visão estratégica é que qualquer negócio, pequeno ou grande poderá vingar nos tempos que correm e que se avizinham…O mundo dos negócios está cada vez mais feroz e competitivo. A globalização tornou tudo acessível e baixos custos. Os preços já não são solução de competitividade a longo prazo – afinal de contas qualquer produto que seja produzido a um custo muito reduzido é colocado em qualquer lugar do mundo a um preço muito competitivo.

Através da análise estratégica que os gestores conseguem olhar para o mercado, identificar oportunidades e ameaças e escolher a forma como melhor se devem posicionar para serem competitivos. Por outras palavras, a visão estratégica é a ferramenta base para qualquer gestor definir a sua marca e oferta distinta e de valor para os clientes que quer conquistar e vingar pela diferenciação.
O pensamento estratégico envolve olhar e visitar o meio que nos envolve e pensar em algumas questões tais como:
• Quais as tendências do mercado?
• Que tipo de clientes, gostos e ideologias estão a surgir?
• Como me devo adaptar a essas mudanças?
• Que tipo de iniciativas empresariais estão a ser incentivadas pelo Estado?
• Que caminhos nos estão a ser indicados?
• Qual a concorrência direta e indireta, como competem, quais os seus pontos fortes e fracos e em que sentido sou ou posso ser melhor?
• Que tipos de inovações estão a romper o mercado?

Vale a pena parar um pouco para analisar o seu negócio de forma estratégica. Esta paragem não será mais do que uma alavanca para que os próximos passos sejam mais eficazes.
Esta tem também sido a nossa postura. A visão estratégica da equipa SYDFACT apontou-nos o caminho da diferenciação pela qualidade. Foi através da análise estratégica que percebemos que existiam necessidades a satisfazer e é esse o nosso compromisso, o de satisfazer continuamente os nossos clientes através do SYDFACT – um programa de faturação simples, intuitivo e eficaz e através de um serviço de assistência sempre pronto a solucionar e esclarecer qualquer questão.

 

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: