Códigos de barras: como criar e utilizar no SYDFACT?

Nas atividades comerciais, especialmente no comércio de bens (grande distribuição ou retalho), é bastante comum que a leitura dos artigos seja efetuada através dos respetivos códigos de barras. Tal prática, já utilizada há várias décadas, facilita o dia-a-dia dos comerciantes e dos clientes. Mas como funciona o sistema? Como poderá tirar melhor partido desta funcionalidade no SYDFACT?

Como funciona o sistema normalizado de codificação?

A criação de códigos de barras específicos para os seus produtos, em especial, se os mesmos são colocados no mercado global, deve respeitar algumas normas. Em Portugal, a organização que faz a gestão deste processo é a GS1 Portugal. Caso pretenda que os seus produtos sejam codificados de forma normalizada e reconhecidos a nível internacional, é esta entidade que deverá contactar.

Como criar códigos no SYDFACT?

Mesmo sem aderir às normas GS1, é útil e é possível criar os seus códigos de barras e simplificar o seu dia-a-dia de vendas. No fundo um código de barras, normalizado ou não, é só uma forma de identificar um determinado artigo, associando este a um código e efetuando a respetiva leitura com um scanner/leitor de códigos de barras.

No SYDFACT é muito simples criar códigos de barras específicos e personalizados para cada um dos seus artigos. Basta que na ficha de cada artigo digite um código, que pode ser composto por letras e números, e que grave a informação clicando em «OK».

cod_barras_1

Depois, basta etiquetar os artigos com os respetivos códigos de barras (imprimir os códigos de barras em etiquetas autocolantes, por exemplo) e passar a fazer a leitura com o scanner cada vez que cria um documento de venda, de transporte ou outro.

Como utilizar qualquer tipo de códigos de barras no SYDFACT?

Caso pretenda utilizar a funcionalidade de leitura dos códigos de barras em artigos que já trazem na respetiva embalagem um código de barras, basta que na ficha desse artigo, proceda à sua associação. Coloque o cursor no campo «Código de barras», digitalize o código com o scanner e grave a informação clicando em «OK».

A partir do momento em que cada artigo tenha, na respetiva ficha, o código de barras associado (seja ele original de embalagem ou criado por si no SYDFACT), sempre que precisar de criar um documento de venda, de transporte ou outro no SYDFACT, basta efetuar a leitura do código de barras do artigo e o SYDFACT identificará automaticamente o artigo.

Imprima etiquetas com os códigos de barras

Poderá imprimir etiquetas com os códigos de barras para colocar em novos artigos ou para substituir etiquetas danificadas. Basta que em «Listagens e estatísticas», aceda a «Códigos de barras», faça a seleção do artigo cujo código pretende imprimir e faça a respetiva impressão.

cod_barras_2

Exemplo de aplicação prática: o caso das mercearias

Muitas vezes nas mercearias existem certos artigos que são vendidos em quantidades ou pesos standard, ex. 6 carcaças, 250gr de morangos, etc… Uma forma de facilitar e até de promover as vendas é agrupar logo esses artigos nas quantidades standard, criar os respetivos códigos de barras, etiquetá-los  e introduzi-los nas faturas através do leitor de códigos de barras.

 

Se já utiliza o SYDFACT, não deixe de tirar partido desta funcionalidade. Se ainda não é cliente, faça o download gratuito em sydfact.com/download.php e experimente – vai ver que é muito útil, simples e intuitivo!

 

Deixe uma resposta

%d bloggers like this: