Aumente a faturação da sua empresa!

board-1572084_1920

As empresas são negócios, ou pelo menos são-no na sua maioria. Gerir um negócio, mesmo correndo por gosto, só funciona se faturar. Mas não existem receitas milagrosas nem caminhos formatados para faturar cada vez mais – cada negócio tem o seu próprio valor e cada gestor deverá saber tirar o melhor proveito das circunstâncias para ter os melhores resultados.

 

Seja único, seja o melhor

Pensar numa estratégia de apresentação da sua empresa no mercado não é muito diferente de imaginar-se a si próprio a dar-se a conhecer a alguém, tal como por exemplo, apresentar-se numa entrevista para emprego. Para a sua empresa ser o fornecedor escolhido entre tantos outros, tem de provar que tem uma identidade própria, assente em bases valorizadas no mercado. Tem de conseguir mostrar de uma forma evidente que é vantajoso para o cliente escolher as suas soluções e não as da concorrência. Além de único (identidade própria) mostre porquê que é o melhor. Depois é preciso agir em conformidade: saber servir, cumprir as promessas e mostrar a seriedade que qualquer bom negócio precisa para que possa ter, cada vez mais, credibilidade no mercado.

Apareça bem-parecido

É importantíssimo aparecer, dar-se a conhecer. Concorrer no mercado exige que tenha visibilidade. A sua marca deve ser sensorialmente agradável. A sua marca tem de ser conhecida. No entanto, não basta aparecer nem basta ser conhecida, há que ter bom impacto, isto é, garantir que ao aparecer a sua imagem vai ser associada a um bom trabalho, a boas soluções e a boas referências. Senão, aparecer pode ser pior do que ficar na sombra.

Aposte nas suas pessoas 

As pessoas são a grande força de trabalho da sua empresa. Mesmo atualmente em que tudo funciona apoiado em tecnologias de informação e comunicação, as pessoas continuam a ser a cara semelhante em quem ou se acredita ou não. Se apostar na formação e motivação dos trabalhadores, estes vão “vestir a camisola”, vão conquistar os clientes e consequentemente vão fazer com que a faturação flua com mais velocidade. Para faturar tem de vender! Se apostar nas suas pessoas capacitando-as, cada uma delas, independentemente do cargo ocupado na empresa, será um bom vendedor.

Utilize as ferramentas certas

Não existindo segredos milagrosos ou receitas únicas para vender mais, deverá focar-se, de acordo com a singularidade do seu negócio, nos métodos mais eficazes para vender mais.

É importante escolher as ferramentas mais adequadas para cada fase do seu negócio:

Ferramentas para a fase de prospeção e vendas

Esta fase é o motor de arranque na faturação. Exige muito trabalho e foco e é indispensável que o vendedor disponha de ferramentas de comunicação e de organização do trabalho à altura. Por outro lado, é cada vez mais importante dispor de ferramentas de “vendas automáticas”, ou seja, ferramentas digitais que concorrem com o vendedor. Neste âmbito, há que apostar num bom website e na presença ativa nas principais redes sociais, nomeadamente no Facebook e Linkedin.

Ferramentas de faturação

Muitas vezes as empresas têm um grande desempenho comercial mas certas transações “morrem na praia”, porque as ações posteriores não são bem conduzidas e os clientes ficam desiludidos. Assim, é fundamental que aposte em ferramentas que, sem descurar a qualidade, simplifiquem o processo e se compatibilizem com um sistema de “vendas a vapor”. O SYDFACT – programa de faturação certificado – é a ferramenta ideal para uma faturação rápida, simples e eficaz. Adaptado a qualquer tipo de negócio, o SYDFACT é um programa muito intuitivo que lhe permite emitir faturas de modo eficiente, sem provocar constrangimentos nas transações comerciais e que implica um investimento muito reduzido com um rápido retorno.

sydfact

Ferramentas para o acompanhamento de clientes

Engana-se quem pensa que o foco no cliente deve estar apenas no momento da venda. O cliente deve ser tratado sempre com o máximo respeito e consideração. Só assim poderá fidelizar o cliente e aproveitar a interação com este cliente para angariar e fidelizar outros clientes. Muitas empresas utilizam softwares de CRM para o fazerem. O CRM permite registar absolutamente todos os dados relacionados com as interações com os clientes (via telefone, e-mail, redes sociais, etc…) e ao analisar estes dados consegue obter informações preciosas para a gestão do seu negócio. Ao utilizar o CRM, poderá de uma forma muito eficiente interagir com todos os seus clientes, conhecer os respetivos hábitos, obter indicações sobre as suas necessidades e expectativas e aproveitar o histórico e as janelas de oportunidade para aumentar as vendas.

Seja competitivo

Seja a nível local, a nível nacional ou até a nível internacional, a competitividade entre as empresas é uma constante que não pode ser descurada se quer singrar nos mercados. É fundamental conhecer e acompanhar as influências que os agentes internos e externos impõem ao seu negócio. Seja a concorrência propriamente dita, os novos produtos, o poder de negociação do clientes ou dos próprios fornecedores, todas estas pressões impõem que se esforce para manter a empresa no ranking. Segundo alguns especialistas, há que fazer uma boa gestão dos recursos, inovar e diferenciar a oferta e ainda focar-se em ser o melhor fornecedor de um determinado grupo de clientes, fidelizando-os e fazendo-os passar a palavra.

 

Faça o download gratuito e experimente o SYDFACT em www.sydfact.com

Deixe um comentário